segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que Falar desse meu Sertão?


O que falar desse meu sertão? Esse sertão que tenho orgulho de dizer que é meu. Terra de gente forte, guerreira e de muita Fe.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão de sobreviventes, que usam como brasão o amor pela sua terra tão castigada pelo sol e a Fé que um dia tudo vai melhorar.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão de um nascer e um por do sol sem igual, de tons vermelhos alaranjados e cinzentos, que lugar nenhum no mundo tem. Que ficam na nossa memória como um álbum de fotografias, uma mais linda que a outra.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão que quando chove o verde timidamente toma de conta nos revelando cenários lindos de sertanejo bater no peito e dizer de boca cheia, que cenários como esses só tem aqui no ‘’sertão. ’’

O que falar desse sertão? Esse sertão de lendas e ícones que fizeram historia e deixaram sua marca registrada na poeira do sertão, estou falando deles: Lampião e Maria Bonita seus vingadores Corisco e Dada e ele o profeta Antonio Conselheiro que profetizou que um dia o SERTAO IA VIRAR MAR.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão de cantadores, repentistas e emboladores, que em seus desafios cantam e decantam as belezas de nosso sertão.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão de manifestações culturais diversas, de reisados, bois e tambores silenciosos que encantam a todos os sertanejos e visitantes que vem prestigiar  nosso folclore.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão de São João, São Pedro e Santo Antônio, de festas Juninas que no mundo não tem igual, festa igual a essa  só aqui no sertão.

O que falar desse meu sertão? Esse sertão que tenho orgulho, de riquezas sem igual. Orgulho de dizer que moro aqui, que sofro e choro com a seca e canto de alegria quando chove.
O que falar desse meu sertão...??

Mauricéia Araujo 






Nenhum comentário:

Postar um comentário